Voltímetro para cerca elétrica: saiba como usar o produto

>, Cercas Elétricas>Voltímetro para cerca elétrica: saiba como usar o produto

Voltímetro para cerca elétrica: saiba como usar o produto

A cerca elétrica ajuda o homem do campo a impedir a fuga dos animais, mas para uma maior segurança é fundamental que ela apresente a voltagem correta. A pergunta é: como garantir isso?

Pois bem, o voltímetro para cerca elétrica é o aparelho que vai lhe auxiliar com esta medição e, assim, permitir que você identifique e corrija problemas desse tipo.

Neste blog, vamos explicar o essencial que você precisa saber sobre a utilização do produto. Siga com a leitura e confira!

Por que contar com um voltímetro para cerca elétrica

A voltagem gerada pelo eletrificador da cerca elétrica é bastante alta, chegando a 11 kV (11 mil volts), mas é transformada em pulsos de choque de baixa intensidade, que não gera perigo de matar animais e humanos. Entretanto, é preciso observar que a voltagem seja sempre superior a 6 kV como forma de evitar a fuga dos animais.

Para garantir que a sua cerca elétrica esteja com a voltagem correta, é preciso que o aterramento seja bem feito e não haja fugas de energia ao longo de toda a sua extensão. Isso passa pela realização da instalação do sistema de acordo com o manual de instruções e a utilização de produtos de qualidade, como isoladores produzidos com um material de qualidade e proteção UV contra os raios ultravioletas.

Esses são os cuidados que você precisa tomar para evitar problemas na sua cerca elétrica. Mas, para saber com exatidão a voltagem, é preciso fazer uso deles: os voltímetros.

A Zebu Cercas Elétricas dispõe de 2 modelos: o Voltímetro Analógico e o Voltímetro Digital. Apresentamos estas duas versões no próximo tópico.

Dois modelos de voltímetro 

Voltímetro Analógico 

O Voltímetro Analógico permite a você ter uma ideia do nível aproximado de voltagem encontrado na sua cerca elétrica, mas não possui a precisão do Voltímetro Digital.

Neste modelo, que mede de 2000 V a 9500 V, a  indicação do nível de voltagem ocorre de forma luminosa por meio de seis luzes de LED de alto brilho.

Voltímetro Digital

Diferente do Voltímetro Analógico, o Voltímetro Digital permite a você ter acesso ao nível de voltagem da cerca com precisão. Além disso, este modelo possui dupla função, uma vez que permite a medir o intervalo entre os pulsos de choque, em segundos. 

O Voltímetro Digital também possui uma capacidade maior de medir a tensão da cerca elétrica, que fica entre 0,1 kV e 15 kV, ou seja, entre 100 V e 15000 V. 

A alimentação do aparelho ocorre por meio de uma bateria de 9 V. 

Apesar dessas diferenças, a forma de utilizar o Voltímetro Digital é a mesma do Voltímetro Analógico. É isso o que vamos lhe explicar agora.  

Saiba como verificar a voltagem da sua cerca elétrica

Para fazer uso do voltímetro, você deve pendurar o aparelho na cerca e cravar a ponteira na terra, para que o painel indique o nível de voltagem encontrado naquele ponto do sistema. 

Lembre-se: você não deve fazer a medição sem cravar o cabo na terra. Isto é muito importante.

Para não restar dúvidas, confira o seguinte vídeo que vai lhe ajudar a entender melhor a forma de manusear o aparelho.

 

Agora que você já sabe como funciona um voltímetro, confira três situações em que o uso do aparelho é necessário e como você deve proceder em cada uma delas. 

Verifique se a carga é muito alta

Primeiramente meça a voltagem entre o eletrificador e a terra com a cerca desconectada do eletrificador (A). 

Após, conecte a cerca e meça a voltagem novamente (B). Ela não deve cair mais do que a metade do valor prévio e/ou não deve ser inferior a 2000 V. 

Se isso ocorrer, é porque existe uma carga muito alta no eletrificador. Isto, por sua vez, depende de alguma coisa ao longo da cerca conduzindo corrente para a terra; por exemplo, vegetação através do fio, fio que caiu no solo ou um isolador quebrado. 

Examine a cerca para encontrar a causa. Se for possível desligar seções de cerca e medir novamente para verificar se a carga foi liberada, a pesquisa pode ser simplificada.

Verifique se a voltagem cai ao longo da cerca

Se a cerca é conectada em anel, ou em círculo, desconecte um lado no ponto comum de conexão ao eletrificador (C – ver imagem do tópico anterior).

A partir disso, meça a voltagem entre o fio da cerca e a terra no começo da cerca (onde ela é conectada ao eletrificador) e depois no fim da cerca. 

Se não houver voltagem no final, o fio está quebrado. Já se a voltagem é muito mais baixa no final do que no início da cerca, depende da alta resistência do fio da cerca. Isto, por sua vez, pode depender de um fio de cerca com condutibilidade ruim, mau contato em uniões ou um isolador rachado.

Localize uma união ruim ou quebrada medindo repetidamente a voltagem entre o fio da cerca e a terra e mais longe do eletrificador. Quando a voltagem cair, você encontrou a falha. 

Uma dica importante: caminhe ao longo da cerca e ouça ruídos de faísca. Solucione os problemas de faísca o mais rápido possível. Faíscas causam perdas e podem queimar o fio.

Verifique a situação do aterramento

Ligue o circuito do fio da cerca para a terra a 100 m do eletrificador, colocando uma estaca de aço entre o fio da cerca e terra. Após, meça a voltagem entre as hastes de aterramento e a conexão temporária à terra, cerca de 10 cm abaixo da terra (com uma chave de fenda grande). 

A voltagem não pode exceder a 300 V. Se exceder, o aterramento não é suficiente e mais hastes-terras deverão ser colocadas.

Por que escolher voltímetros da marca Zebu

Na dúvida sobre qual voltímetro para cerca elétrica comprar? Então, vamos apresentar alguns motivos para você escolher a Zebu Cercas Elétricas!

Para começar, você certamente conhece e confia na nossa marca, não é mesmo? Afinal de contas, estamos entre as maiores empresas do ramo de cerca elétrica rural no Brasil.

A construção da nossa autoridade no assunto é pautada por uma busca incessante pela qualidade dos nossos produtos, como forma de garantir a satisfação dos nossos clientes.

Inclusive, somos pioneiros na certificação dos nossos produtos. A adequação à norma ISO 9001 é a prova do nosso compromisso com uma gestão de qualidade.

É por este compromisso com a qualidade que estamos presentes em mais de 4 mil pontos de revendas espalhadas em diversas cidades e regiões do país. 

Clique neste link e encontre o revendedor Zebu mais próximo de você.

Também estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter ficado.

Entre em contato conosco por aqui.

De |2020-10-20T14:32:58+00:00outubro 19th, 2020|Agronegócio, Cercas Elétricas|0 Comentários

Deixe um Comentário