As cercas elétricas são fios energizados que, se tocados ou rompidos, emitem choques para evitar invasões ou a fuga dos animais no local monitorado.
Elas funcionam da seguinte maneira: um equipamento gera pulsos de alta tensão em um determinado intervalo de tempo e voltagem.
Este equipamento é chamado de eletrificador e permite que a cerca emita uma corrente elétrica pelos fios que contornam o perímetro protegido.
É importante ressaltar que esse choque, apesar de forte, não possui intensidade o suficiente para causar a morte de pessoas e animais.
Entendendo o intervalo de pulso de uma cerca elétrica rural
Na cerca elétrica rural, uma determinada tensão é transmitida em forma de pulso de curta duração. Diferente de uma rede elétrica de alta tensão, por exemplo, onde a tensão é contínua.
Por isso, mesmo que uma pessoa entre em contato com a cerca, ela irá sentir apenas um desconforto, por poucos segundos.
O que, como já citamos, é insuficiente para causar efeitos fisiológicos letais. Ou seja, não machuca e não mata.
Dessa forma, o pulso de baixa amperagem não pode ter intervalo inferior a um segundo. Se ele estiver menor do que esse tempo, significa que a cerca está precisando de reparos, porque o pulso está muito próximo de um choque contínuo.
Uma alternativa segura e eficiente
O uso de cercas adequadas pode otimizar o trabalho na fazenda e evitar acidentes com o gado.
As delimitações feitas com arame liso, por exemplo, são indicadas para áreas maiores de pasto, enquanto que as de arame farpado expõem o rebanho a ferimentos. E isso pode desvalorizar o couro ou trazer doenças.
Assim, a cerca eletrificada é a melhor alternativa para dividir uma área em piquetes. Você pode ver como usá-las de uma forma mais detalhada no material que escrevemos, aqui.
No entanto, algumas regras devem ser obedecidas para a construção de uma cerca eletrificada segura.
Em criações de bois, búfalos, cavalos e porcos adultos, usam-se um ou dois fios de arame liso, fixados através de isoladores em mourões de madeira, que devem estar distantes cerca de dez metros uns dos outros. Também já falamos sobre cercas para bovinos e cavalos mais detalhadamente no nosso blog.
Além disso, o equipamento da cerca elétrica Zebu em seu desenvolvimento utiliza circuito interno de segurança. Isso garante que, caso o pulso fique muito rápido, seguindo para o efeito metralhadora, ele se desligue automaticamente.
Dessa forma é possível evitar acidentes, até que um técnico realize uma vistoria no aparelho.