A vida no campo exige sempre buscar formas de melhorar a produtividade.

Uma forma de alcançar isso é prestando atenção em como se organiza a pecuária brasileira, que é muito eficiente. Isso pode resolver muitos problemas em sua propriedade.

E um dos motivos para o sucesso da nossa pecuária é fácil de aplicar: o pastejo rotacionado.

Dessa forma, o pasto é dividido em diversos subpastos, chamados piquetes, que são alternadamente utilizados em períodos de pastejo e descanso.

Ele pode ser utilizado para gado de corte ou para produção de leite a pasto.

Se você tem dúvidas sobre como e por que utilizar os piquetes, continue lendo este conteúdo até o final.

 

Quando fazer o uso do piquete?

Se você tem como objetivo assegurar que haverá alimento para os animais durante todo o ano, então o pastejo rotacionado é o ideal.

Para isso, você precisará de piquetes para fazer a separação do pasto. Assim, aumenta-se o rendimento forrageiro em cada unidade da área.

Ao rotacionar, você garante um pasto de qualidade. É claro que, para isso, é necessário garantir boas condições do solo e, para os animais, água limpa, sombra, manejo e cocho.

Sabemos que, para o pastejo rotacionado, a cerca elétrica apresenta os melhores resultados. No entanto, esta técnica pode ser aplicada também com cerca convencional.

Mas lembre-se que a instalação da cerca elétrica para pastejo rotacionado precisa ser feita de forma adequada, de acordo com as espécies criadas e o sistema de manejo envolvido.

 

 

Como construir a cerca elétrica nesse caso?

Para construir uma cerca elétrica para pastejo rotacionado, é preciso dar atenção em determinados pontos.

 

  • Escolha um bom eletrificador

Escolha o eletrificador conforme a potência do aparelho, e não pela extensão da cerca. Mas não esqueça: em média trabalha-se com uma escala de 5 km de arame para cada Joule liberado.

 

  • Atente para a distância entre hastes

O número de hastes depende do tamanho do aparelho. Instale as hastes no lugar em que o solo permaneça úmido mesmo em épocas de seca e trabalhe com uma distância de 3 metros entre as hastes.

 

 

  • Tenha um kit para-raios

Para proteger o aparelho da descarga que ocorre na cerca, é importante instalar um kit para-raios. Ele deve ser posicionado a uma distância de 20 metros do aterramento. A instalação é feita no fio eletrificado, que é interrompido com um isolador do tipo castanha e interligado com uma resistência específica.

 

  • Escolha um bom isolador:

Existem no mercado diversos tipos de isoladores à sua disposição, por isso é importante entender qual o ideal para atender a sua necessidade.  

Você encontra os diversos modelos vendidos pela Zebu e suas características neste link.

 

  • Fios

Os principais fatores que determinam a altura e a quantidade de fios são a categoria do animal e o clima. Se houver dois tipos de animais com portes diferentes, serão necessários dois fios, com alturas que sejam condizentes com os respectivos animais.

E se o solo for arenoso ou seco, é preciso intercalar fios negativos e positivos, pois o tipo de solo não vai interferir.

 

Quais os benefícios da cerca elétrica para pastejo rotacionado?

Entre os benefícios da cerca elétrica para pastejo rotacionado está a estrutura simples e de fácil montagem. Além disso, podemos citar vantagens como:

  • versatilidade de aplicações;
  • facilidade e agilidade na implementação;
  • viabilidade econômica;
  • capacidade de amansar animais;
  • facilidade no manejo.

 

Escolha os produtos da Zebu

A Zebu é uma empresa familiar com 36 anos de mercado e nossos produtos possuem alto-padrão de qualidade, desde o recebimento da matéria-prima até a produção e envio aos nossos parceiros.

Ainda, nossos produtos seguem os padrões do INMETRO, além de sermos certificados pela ISO 9001 desde 2011, o que reforça o padrão de qualidade de seus produtos.

Clique neste link e encontre o revendedor Zebu mais próximo de você.

 

Também estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter ficado.

Entre em contato conosco por aqui.