Você decidiu que está na hora de comprar os equipamentos para instalar uma cerca elétrica rural, mas ainda tem algumas dúvidas?
Então muita atenção: veja este artigo com cuidado antes de tomar a decisão de quais são os itens ideais para as suas necessidades. Afinal, fazer as escolhas certas é fundamental para ter um equipamento que funcione da melhor maneira possível e não te deixe na mão.
Você já sabe que aqui na Zebu nós vivemos para ajudar e facilitar o dia a dia do amigo do campo. Continue lendo este artigo e veja o que é fundamental você saber antes de adquirir a sua cerca elétrica rural.
1. Faça algumas perguntas fundamentais
Para entender quais são as necessidades é importante responder a alguns questionamentos, que farão muita diferença na sua escolha de quais equipamentos da cerca elétrica adquirir.
Primeiro, responda: qual é o tamanho da área cercada? Depois, qual é o tipo de animal que está na sua propriedade? Também é importante observar qual será o tipo de alimentação do eletrificador. Será energia solar? À bateria? À pilha?
Tenha essas informações na ponta do lápis antes de mais nada. Elas são importantes para que o vendedor possa passar para você os melhores produtos.
2. Observe os JOULES LIBERADOS (potência do equipamento)
Lembre-se que Joule é a potência do equipamento, é o que sai do aparelho. Se sua cerca não for bem instalada, esta potência (ou “choque”) não chegará no final da cerca com a voltagem mínima para conter o animal.
Ou seja, é importante observar e comprar quantidade de JOULES LIBERADOS, que deve estar informado no produto, evitando enganos.
Por isso, peça sempre para ver a capacidade em Joules liberados do equipamento, pois essa será a potência do eletrificador quando conectado a cerca elétrica.
Evite cair em informações enganosas, baseando-se apenas em Joules Acumulados para definir a potência do eletrificador.
3. Vale a pena optar pelo mais barato?
Nem sempre escolher o mais barato é a melhor escolha. Às vezes, o que é “mais em conta”, tem duração menor e uma qualidade inferior. Possivelmente terá capacidade de choque menor também.
Aparelhos pequenos, com capacidade mais baixa, normalmente são indicados para cercas de curta extensão, em animais de pequeno porte e com funcionamento esporádico.
Se você tem uma propriedade maior, com animais de grande porte, terá que investir um pouco mais. Mas se considerarmos as vantagens trazidas pelas cercas elétricas, logo esse investimento é recompensado. Se você quiser saber mais sobre isso, é só clicar aqui.
4. A haste de aterramento é muito importante
Uma coisa que quase ninguém te conta: a haste de aterramento é tão importante quanto o eletrificador.
Elas são usadas para que qualquer pico de eletricidade seja diretamente encaminhado para o chão, bem longe de instalações elétricas. Isso evita danos e possíveis intercorrências.
A dica é que você coloque em sua propriedade a quantidade mínima exigida no manual de garantia que acompanha o produto. Instalando as hastes em solo úmido, mantendo distância de 3 metros uma da outra, quando necessário mais que uma haste de aterramento. A lógica é a seguinte: quanto mais hastes, melhor será o choque.
Lembre-se, essa escolha deve estar relacionada com as respostas das perguntas que falamos lá na primeira dica. Veja, primeiro, quais são as necessidades da sua propriedade.
Se quiser saber mais sobre a escolha da haste de aterramento é só clicar aqui.
5. Procure marcas que disponibilizam assistência técnica
Quando for escolher os equipamentos para montagem da sua cerca elétrica, procure optar pela compra com marcas que oferecem assistência técnica.
Isso evitará muita dor de cabeça, pois caso aconteça qualquer problema, você poderá resolver facilmente.
Ao adquirir seus produtos com a Zebu, você conta com essa vantagem. Para saber se já atendemos a sua região, é só clicar aqui e pesquisar seu estado e cidade.
Conte com a gente amigo do campo: se você quiser mais informações antes de escolher qual é a melhor cerca elétrica para a sua propriedade, é só entrar em contato com a nossa equipe clicando aqui.
Você encontrará profissionais capacitados e atenciosos, que tirarão todas as suas dúvidas.
Você também pode acompanhar outros artigos como este do nosso blog, clicando aqui. São vários conteúdos explicando como funcionam as cercas elétricas e o que é indicado ou não na hora de fazer a sua instalação.
É sempre uma honra poder ajudá-lo, amigo do campo.
Nos vemos na próxima!