O produtor, em sua propriedade, enfrenta inúmeros desafios para tocar o seu gado e desenvolver uma boa produção.
Ter conhecimento sobre quaisquer eventualidades que acontecem na fazenda é de extrema importância para sua manufatura.
Atualmente, o fator que mais interfere no rendimento da produtividade agrícola são as eventualidades com plantas daninhas.
Essas plantas, resumidamente, são ervas que competem por água, luz e nutrientes com a plantação da área, sendo hospedeiras de pragas, doenças e nematóides.
Seus efeitos em uma produção agrícola são de grande dimensão já que causam efeitos diretos no plantio e consequentemente afetam no aumento do custo de produção, dificuldade de colheita, depreciação da qualidade do produto, e hospedagem de pragas e doenças.
As plantas daninhas surgem em habitats naturais, quando por alguma razão ele é modificado.
Seu novo ciclo é iniciado e, de acordo com pesquisas, um único indivíduo é capaz de dar origem a mais de 10.000 sementes por planta cultivada.
Principais dificuldades causadas por plantas daninhas
Sabemos que as plantas daninhas apresentam alto risco para o desenvolvimento de uma boa colheita e que seu prejuízo pode levar a perda completa da safra.
A sua ocorrência afeta tanto diretamente, com a perda do rendimento de plantas forrageiras, como indiretamente, no aumento de custos de produção.
Mas você sabe quais são os principais problemas causados por esse tipo de vegetal? Abaixo, uma lista das consequências e como identificar se acontece em sua propriedade.
- O potencial atípico do desenvolvimento dessa planta nos mais variados ambientes utiliza dos recursos principais da produção (como água, luz, nutrientes e até o espaço) interferindo e “competindo” com recursos que seriam aproveitados pela pastagem.
- Outro fator que faz dessa espécie um dos maiores problemas em uma propriedade é a sua resistência a pragas e doenças. Seu poder de sobreviver às mais diversas condições dificultam a sua exterminação.
- Seus estragos vão desde a queda da produção até grandes perdas na colheita. Entretanto, o seu desenvolvimento também afeta diretamente os animais que acabam se ferindo ou sendo envenenados em sua alimentação.
- As plantas daninhas também impedem o desenvolvimento de demais plantas em seu habitat. As plantas forrageiras são basicamente forragens utilizadas como uma camada de proteção no solo, o que é extremamente benéfico para a lavoura, é completamente afetada pela disseminação de daninhas.
- Essa espécie tem a capacidade de crescer e produzir sementes em inúmeras condições de solo e de clima, portanto são capazes de hospedar pragas, parasitas e doenças diversas.
Como eliminar e evitar as plantas daninhas?
A prevenção das espécies se dá através de uma identificação correta do agente causador do problema e seu controle deve se basear na seleção dos melhores métodos para evitar sua procriação.
Devido a ampla variedade de plantas daninhas no Brasil e em outras regiões do mundo, novas tecnologias estão sendo implementadas e desenvolvidas para aprimorar a identificação dos focos desse tipo de planta na lavoura e, em paralelo, ao mesmo tempo reduzir os custos de aplicação para um desenvolvimento sustentável de plantio.
A tecnologia se tornou uma grande aliada para os produtores do campo e a introdução da Pecuária 4.0 trouxe força e soluções adequadas.
A inteligência artificial é implementada para fazer não apenas o controle das pragas, mas mensurar a expansão da sua criação naquela área.
Através de equipamentos super modernos como aviões e drones é possível identificar qual o melhor controle e qual o pedido adequado da estação para a aplicação dos defensivos ou melhor manejo.
Além disso, com a tecnologia nas fazendas também é possível identificar as causas por meio das consequências causadas pelas plantas daninhas.
Se você ainda não faz o bom uso da tecnologia em sua lavoura, pense no assunto.
Dados comprovam que produtores que investem obtém melhores resultados em sua colheita, com custos reduzidos com aplicações e até mesmo diminuem os impactos ambientais.