As pessoas que passam muito tempo ao ar livre, como os trabalhadores do campo, precisam aderir alguns cuidados extras com a saúde, principalmente com a pele.

Afinal, ao longo do dia, ficamos expostos à radiação UVA e UVB dos raios solares, além da poluição e do excesso ou falta de umidade, entre outros fatores.

Por isso, no blog de hoje vamos falar sobre o que é preciso para proteger a pele destes agentes externos e ter uma boa saúde.

Use filtro solar para proteger a pele

O protetor é um item indispensável para todas as pessoas. Para quem trabalha no campo, ele é ainda mais necessário. 

Mas não basta usar qualquer protetor, ele precisa ser de uma marca boa e com fator de proteção de no mínimo 30. O ideal é escolher um produto com textura mais leve para que ele não incomode durante as tarefas do dia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que a aplicação do filtro solar seja feita a cada duas horas. 

A reaplicação também deve ser feita toda a vez que alguma parte do corpo for molhada como as mãos e o rosto.

E atenção a TODAS as partes do corpo. Orelhas, ombro e nuca costumam ser negligenciados muitas vezes, então preste atenção nelas.

Use de roupas adequadas

O Brasil é um país tropical e, nesta época do ano, as altas temperaturas são mais frequentes. Por isso, os trabalhadores rurais devem se proteger ao máximo quando estiverem exercendo suas atividades ao ar livre.

Para isso, existem roupas especiais que já contêm filtro solar. Além disso, é interessante contar com acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros para proteger os olhos.

O ideal é que as camisetas tenham mangas compridas e os bonés, se possível, com proteção para a nuca. 

Nos pés, os sapatos devem cobrir completamente a pele.

No caso dos trabalhadores rurais, a Norma Regulamentadora (NR) 31 da Constituição Federal afirma que o protetor solar, assim como as vestimentas adequadas, são obrigação do empregador.

Hidratação

Ao exercer atividades ao ar livre, acabamos transpirando mais e consequentemente perdendo mais líquidos.

Por conta disso, os trabalhadores do campo devem ter água sempre à disposição para manter a hidratação. 

Quando estamos desidratados sentimos tontura, falta de concentração, queda da pressão, aumento do esforço cardíaco e até cálculos renais.

Para isso não acontecer, o ideal é beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

Para incentivar o consumo de água, uma boa dica é programar o alarme do relógio para fazer paradas em intervalos regulares. Assim além de se hidratar o trabalhador pode repor as energias.