Para obter sucesso na criação de um rebanho, você precisa contar com uma pastagem de qualidade, e isso só é possível por meio do manejo correto das áreas de pasto.
Uma solução capaz de garantir vida longa às pastagens é o chamado pastejo rotacionado, cuja utilização tem sido cada vez mais recomendada.
Neste blog, vamos explicar o que é exatamente esta técnica, quais são os seus benefícios e como você pode aplicá-la na sua propriedade. Confira!
Entendendo o pastejo rotacionado
A técnica de pastejo rotacionado consiste em subdividir a pastagem em três ou mais piquetes, que serão pastejados em sequência por um ou mais lotes de animais.
Atualmente, devido à popularização do uso das cercas eletrificadas, este processo tornou-se muito mais fácil e barato de ser realizado junto às fazendas.
O esperado com a técnica é aumentar a fertilidade do solo e a produção de capim para tornar o pasto mais uniforme, dispondo de alimento para o rebanho durante o ano todo ou até mesmo aumentando o número de animais na pastagem.
Trata-se assim de um tipo de pastejo com características únicas e que difere-se tanto do pastejo contínuo, em que os animais permanecem por um longo período na mesma pastagem, quanto do pastejo alternado, no qual a pastagem é dividida em dois piquetes e o pastejo ocorre de forma alternada.
As vantagens de fazer uso da técnica
Para você que chegou até aqui e ainda está com dúvidas se vale a pena investir no pastejo rotacionado, vamos apresentar algumas das vantagens de fazer uso desta técnica, com base em documento técnico apresentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Confira.
Fortalecimento das forrageiras
A adoção do pastejo rotacionado cria períodos regulares de descanso do pasto que favorecem a rebrotação das forrageiras, além de gerarem melhores condições para elas competirem com as plantas daninhas.
Além disso, vale acrescentar que a técnica contribui para uma maior longevidade de capins que formam touceira, uma vez que espécies como a Tanzânia, Mombaça e Massai não toleram o pastejo contínuo.
Melhor produtividade
Outra vantagem do pastejo rotacionado é o melhor aproveitamento da forragem produzida, pois a maior uniformidade de pastejo evita que os animais escolham quando, onde e o que pastejar.
No mais, como já citado anteriormente, o pastejo rotacionado torna possível aumentar a taxa de lotação da pastagem e, assim, aumentar a produção por hectare.
Controle de verminoses e carrapatos
Está comprovado: o pastejo rotacionado auxilia no controle de verminoses e carrapatos no rebanho.
Uma pesquisa realizada no Pará confirmou que a técnica é eficaz na descontaminação do pasto por larvas infectantes (vermes) e na diminuição do risco de infecção dos animais.
Ciclagem de nutrientes mais eficiente
Por fim, outra vantagem do uso do pastejo rotacionado e que vale ser citada é que a·ciclagem de nutrientes torna-se mais eficiente, uma vez que há uma melhor distribuição de fezes e urina na pastagem, melhorando as condições físicas e biológicas do solo.
A ciclagem de nutrientes nada mais é do que a troca contínua de substâncias essenciais para a vida, como ocorre do solo para as plantas e vice-versa.
Agora que você já entendeu que o pastejo rotacionado apresenta uma série de vantagens, é hora de descobrir como fazer uso da técnica aí na sua propriedade.
Como aplicar o pastejo rotacionado
Há uma série de fatores que devem ser considerados para assegurar a eficiência do pastejo rotacionado, como capacidade de suporte da pastagem, topografia da área, categoria animal, tamanho do rebanho e espécie forrageira.
Então, se você decidir fazer uso da técnica, o mais adequado é contar com o auxílio profissional de um especialista em pastagens.
Uma orientação que podemos deixar para você diz respeito à forma e ao tamanho dos piquetes.
Você deve evitar formas muito alongadas, pois divisões deste tipo apresentam maior perímetro e resultam em maior gasto com cercas, além de obrigar o gado a andar mais na pastagem.
E, claro, fica a dica para você fazer uso de produtos de qualidade na hora de instalar cercas elétricas para a montagem dos piquetes.
Lembre-se: a Zebu é a maior indústria de cercas elétricas do Brasil e seus produtos possuem 100% de garantia.
Clique neste link e descubra a revendedora Zebu mais próxima de você.