O uso de adequadas estratégias pode fazer a diferença para que uma loja agropecuária venda mais e aumente os seus lucros.
No entanto, muitas vezes, é normal que os proprietários desse tipo de estabelecimento tenham dúvidas ou desconheçam os caminhos para obter melhores resultados.
Pensando nisso, a Zebu Cercas Elétricas traz 5 dicas que acredita serem capazes de influenciar positivamente nas vendas do seu negócio.
Se você empreende nessa área, fique sabendo que o sucesso da sua loja agropecuária também é de nosso interesse; afinal, esse tipo de estabelecimento é essencial para que nossos produtos cheguem ao consumidor final.
Só para você ter uma ideia dessa importância, possuímos mais de 4 mil pontos de revendas espalhados por diversas cidades e regiões do país.
Se você representa um deles e deseja crescer junto com a gente, não deixe de conferir estas 5 dicas que separamos para a sua loja agropecuária. Confira!
1 – Conheça a persona do seu negócio
Um dos fatores responsáveis pelo insucesso de um negócio é o incorreto direcionamento de público.
Por isso, conhecer a persona do seu negócio (seu cliente ideal) deve ser o primeiro passo a ser dado.
Apesar de haver semelhanças, é importante ressaltar que persona é diferente de público-alvo.
Ambas são formas de conhecer seu público, mas a análise da persona é mais profunda.
Além dos dados demográficos como idade, sexo e local, as informações sobre a persona incluem aspectos do comportamento do consumidor.
Essa análise passa pela definição de um personagem fictício do seu cliente ideal, como forma de compreender melhor quem é esse cliente e do que ele necessita.
Para definir a sua persona, você pode analisar os seguintes aspectos em relação a ela:
– frustrações;
– crenças;
– estilo de vida;
– um breve histórico de vida;
– desafios;
– hobbies;
– quais mídias prefere;
– quem a influencia;
– que tipos de tecnologia usa;
– dores relacionadas ao produto.
A clareza em relação à sua persona é de extrema importância para a criação das estratégias certas para o seu negócio.
2 – Possua diferentes canais de comunicação
A partir da análise da persona, você deve ter mais clareza em relação aos principais canais de comunicação utilizados pelo seu cliente ideal, o que é importante para saber onde focar.
No entanto, é importante diversificar os canais de comunicação, deixando que o cliente escolha qual a melhor forma de contato para cada situação.
Não esqueça que o homem do campo também está nas redes sociais, o que nos faz lembrar a importância de contar com uma estratégia de marketing digital.
Faça uso desses canais de comunicação para entregar conteúdo relevante, e não apenas com o objetivo de vender. As vendas são uma consequência.
3 – Faça parceria com bons fornecedores
As marcas que o consumidor vai encontrar na sua loja influenciam na experiência de compra e podem ser decisivas para ele retornar ou não ao seu estabelecimento.
Por isso, a dica agora é estabelecer parcerias com bons fornecedores, que possuam qualidade e já invistam na sua própria divulgação.
Algumas marcas já são tão conceituadas que acaba sendo normal o cliente pedir exatamente por elas. Não encontrá-las na sua loja pode resultar em um menor número de vendas e mesmo fazer com que o cliente não volte.
Mas não é só isso: bons fornecedores podem ajudar com expositores, palestras, eventos para clientes, produtos para demonstração e muito mais.
São soluções de marketing que acabam sendo positivas tanto para divulgar as marcas dos seus fornecedores quanto para atrair clientes e ampliar as vendas do seu negócio.
4 – Capriche na organização da loja
Qual a imagem que a sua loja passa ao cliente? Você já parou para pensar nisso? Pois deveria!
É muito importante que o espaço interno, a iluminação, a organização dos produtos e as fachadas sejam pensados de modo a atrair clientes e gerar vendas.
Para isso, vale recorrer à estratégia de visual merchandising, que consiste exatamente nisso: pensar o ambiente do ponto de venda de modo a criar uma identidade capaz de impulsionar e influenciar nas decisões de compra dos clientes.
5 – Qualifique seus vendedores
A nossa última dica, mas não menos importante, diz respeito à importância de contar com vendedores que prestem um bom atendimento ao público.
Para obter melhores resultados no relacionamento com o cliente, vale investir em treinamentos para que você e seus funcionários estejam preparados para lidar com o perfil de clientes da sua loja e responder corretamente às suas dúvidas.
Lembre-se de que um bom atendimento é parte importante do processo de fidelização de clientes.
Já adiantamos aqui que a lógica é tratar o cliente como você mesmo gostaria de ser tratado, considerando as particularidades de cada indivíduo. Sendo prestativo, mas sem ser invasivo.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas sejam úteis para o seu negócio.
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