Buscar


FAQ - Resultado da pesquisa : " Todas as FAQ's "

Sempre que possível, deve-se instalar o aterramento em locais úmidos, ou sujeitos a encharcamento. Como a umidade do solo é fator determinante no bom funcionamento dos aterramentos, e isso é o que determina a eficiência do eletrificador. A quantidade de hastes para aterramento é determinada por cada modelo de eletrificador e esta informação encontra-se descrita no manual do produto. Os condutores que irão interligar o sistema de aterramento deve ser do mesmo material das hastes de aterramento, se forem hastes de cobre o condutor deverá ser de cobre com no mínimo 6mm de diâmetro, e se forem de aço galvanizado o condutor deverá ser do mesmo material com no mínimo 2,5mm de diâmetro. Nota: Aconselha-se que o aterramento seja de cobre que possui melhor condutividade e uma vida útil maior.

Para uma área de terra mais plana/ regular, a distância deve ser de 5 a 7 metros. Caso a área for composta de um terreno irregular, deve ser colocada a quantidade de varetas conforme a necessidade.

A distância entre as hastes deve ser igual ao comprimento da haste. Por exemplo: Se a haste é de 2 metros, a distância entre elas deve ser de 2 metros.

Quanto mais perto o aterramento do aparelho, melhor. A distância máxima sugerida é de 10 metros de distância.

A haste de aterramento deve ser praticamente toda enterrada, podendo deixar fora 5 a 10cm para fixar o conector, o qual deve ser instalado do lado de fora da terra. O fio utilizado para ligar uma haste na outra deve ser do mesmo material da haste, sendo que deve ter uma espessura de no mínimo 4mm.

Não é aconselhável. Respeitadas as quantidades por aparelho, o tamanho ideal seria de 1,20 metros ou mais (1,20 m, 1,50m ou 2,0 m).

Não é obrigatório, porém é um acessório que protegerá o eletrificador contra a ação de raios.

Não. Para o bom funcionamento do aterramento é necessário usar o mesmo tipo de material. Ou seja, se você optou pelo cobre, use todas as hastes em cobre, se optou por haste galvanizada, use todas as hastes em material galvanizado.

Todos os isoladores fornecidos pela ZEBU podem ser usados para todos os modelos de eletrificadores. Mas, à partir do modelo de eletrificador ZK80 é aconselhável usar a roldana modelo 36, pois esta é mais resistente à alta voltagem dos eletrificadores com maior potencia.

Se o aterramento estiver dando choque é sinal de que há alguma falha no aterramento. Será necessário reforçar o aterramento, verificar se as hastes estão em lugar úmido, se estão enferrujadas ou com conexões oxidadas e se as quantidades de hastes são suficientes para o modelo de eletrificador usado na propriedade.

É indicado o uso de um voltímetro analógico ou digital, pois ambos medem a voltagem da cerca e facilitam o encontro de falhas na cerca construída.

Não, somente em eletrificadores da marca ZEBU, pois possui componentes diferenciados e de qualidade, iguais aos usados nos eletrificadores de cerca.

Podem ser feitas quantas emendas forem necessárias, desde que não se deixe nenhuma ponta para o ar ou fora, evitando a perda de força ou até dar interferência sonora nos produtos eletrônicos da própria residência.

A diferença está somente na aparência (cor) dos fios. A eficiência e a qualidade de ambos é a mesma.

Como o fio eletroplástico fica exposto a ação do tempo, e também por ser composto de material plástico, ele tem uma vida útil média de 3 anos

Não é aconselhável, pois irá juntar os fios de aço inox, ficando muito fino, o que poderá impedir a condução da alta voltagem ao longo da cerca.

A emenda é feita realizando um nó duplo com o fio, passando o fio 2 vezes no mesmo círculo.

Não. Pois no final da cerca vai se perceber que o choque perde a força. O fio eletroplástico é aconselhável apenas para fazer os piquetes. Para fazer cerca fixa é indicado o uso de arame especial para cerca elétrica.

Sim, pode ser usado. Sempre lembrando que em caso de cerca permanente, o arame galvanizado tem mais durabilidade.

Para ovinos e classes de animais com características de subpastejo, é fundamental que o primeiro fio esteja a 20 cm do solo. Por isso o eletrificador deve ter uma potência superior (4 Joules ou mais, exemplo: Linha ZK80, ZK120, ZK200 e ZK300) de modo que, mesmo em contato com o capim mantenha uma alta tensão na cerca, inclusive secando-o.

Para pequenos animais a sugestão é o Kit Pet, montado especificamente para esse fim, inclusive com ilustração na caixa para fácil instalação.