Atualmente é muito comum a instalação de cercas elétricas nas propriedades, já que elas ajudam a reforçar a segurança do perímetro.
A cerca elétrica rural tem a função de impedir a fuga ou entrada de animais na propriedade ou em locais determinados. Ela dispara uma descarga elétrica, que assusta o animal e o afasta da cerca.
O nome técnico do aparelho que utilizamos na cerca elétrica é “eletrificador”, justamente por ter a função de emitir uma corrente elétrica através dos fios que cercam a propriedade.
Existem eletrificadores que utilizam rede elétrica 220V ou 127V, bateria 12V, energia solar e Nobreak.
Os modelos que utilizam 12V, energia solar e Nobreak, são muito práticos em casos de apagões, pois assim a cerca sempre ficará eletrificada mesmo sem fornecimento de energia elétrica.
Para lhe ajudar a entender as principais dúvidas sobre as cercas elétricas, separamos informações sobre o assunto. Confira.
Como funciona
O eletrificador emite pulsos de choque com alta tensão, que chegam a 11KV, porém com uma amperagem baixíssima para garantir que o animal não se machuque.
Para um bom funcionamento do produto, é importante seguir as instruções do manual de cada aparelho.
Um choque da cerca elétrica pode matar?
Não, um choque da cerca elétrica não pode matar um ser humano ou um animal.
Mesmo que sua voltagem chegue até a 11Kv, como vimos antes, a sua amperagem é baixa e a tensão na corrente é pulsante. Assim, não tem perigo!
Consumo de energia
Uma das maiores preocupações de quem deseja instalar uma cerca elétrica é o aumento da conta de energia.
Porém, esse item de segurança consome um nível muito baixo de energia, mais precisamente entre 0,36 KV a 18,43 KV ao mês. Esse consumo depende de cada produto.
Um exemplo clássico para explicar esse baixo consumo é deixar a televisão desligada no controle, mas plugada na tomada; ou no máximo o consumo de uma lavadora de roupas utilizada por 12 horas mensais.
Lei que regulamenta uma cerca elétrica
Para instalar uma cerca elétrica é preciso ficar de olho na legislação para que futuramente não haja problemas com a fiscalização.
Por isso, procure entender melhor a regulamentação da cerca elétrica na sua região ou na sua cidade.
Em agosto de 2017 foi aprovada a lei 13.477/2017, que disciplina a instalação de cercas elétricas na zona rural e nas cidades.
Então fique de olho nas atualizações da legislação, pois além de evitar problemas, você permanecerá de consciência tranquila por ter feito tudo exatamente como deve ser feito.
Tipos de cercas elétricas
Hoje é possível encontrar eletrificadores para qualquer propriedade, desde pequenas a grandes propriedades. Abaixo esclarecemos algumas características dos equipamentos.
Pequenas propriedades
São produtos com um alcance inferior a 35 km, com potência de até 1 Joule.
Médias propriedades
São produtos intermediários com alcance de 50 a 80 km, com potência de 1 a 4 Joules.
Grandes propriedades
São produtos com alcance de 120 a 300 km, com potência de 4 a 20 Joules.
Energia solar
São produtos com alcance de 35 km a 200 km, com potência de 0,31 a 10 Joules.
Como instalar uma cerca elétrica
O serviço de instalação de uma cerca elétrica precisa ser feito por um profissional ou uma empresa especializada.
Mas é muito importante observar as seguintes situações:
- se o eletrificador possui certificação do Inmetro;
- conferir a voltagem do produto com a sua rede elétrica;
- colocar placa de aviso na cerca elétrica, conforme leis da sua região;
- se não há vegetação próxima de onde deseja instalar a cerca;
- a necessidade ou não da instalação de aterramento especial, conforme cada modelo.
Como escolher o local para a instalação
Escolher o local em que deseja instalar sua cerca elétrica é um passo muito importante do processo.
O local em que será instalado o eletrificador precisa ser coberto com abrigo de chuva, longe do alcance de crianças ou animais e com fácil acesso para manutenção.
Seguindo essas orientações você saberá escolher o local perfeito para a instalação da cerca na sua propriedade.
Como podemos perceber, a cerca elétrica é uma ótima maneira de proteger uma propriedade, mas antes disso é preciso entender exatamente como ela funciona, para que dê tudo certo na instalação.
Lembre-se, é sempre muito importante que você entre em contato com um profissional do ramo, ele saberá exatamente como lhe orientar.
Após saber tudo isso, você já deve ter esclarecido muitas dúvidas que estavam pendentes; mas claro, se ainda restarem algumas delas, não hesite em entrar em contato conosco, vamos adorar respondê-las.