Ligue agora mesmo: +55 (51) 3726-7474|zebu@zebu.com.br

ISO 14001 em áreas rurais: a preservação ambiental como aliada

>>ISO 14001 em áreas rurais: a preservação ambiental como aliada

ISO 14001 em áreas rurais: a preservação ambiental como aliada

A sociedade está em transformação. Isso não passa despercebido nas relações de negócio, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais. Nesse cenário de mudanças, um dos temas que cada vez mais ganha destaque é a necessidade de preservação do meio ambiente. 

 

Pela relevância que essa questão tem atingido, torna-se significativo atentarmos para a importância de se contar com uma certificação de sistema de gestão ambiental ISO 14001 também nas áreas rurais.

 

Muitas pessoas talvez ainda não tenham sequer percebido, mas a questão ambiental já é decisiva até mesmo para o estabelecimento de acordos comerciais em nível mundial.

 

Países, mercados, empresas e profissionais que não estejam comprometidos com um novo modelo de desenvolvimento, que alie desenvolvimento econômico e preservação ambiental, tendem a começar a perder espaço.

 

Isso acentua-se à medida que os consumidores se conscientizam sobre a necessidade de rever hábitos e passam a cobrar uma nova postura por parte dos agentes econômicos, independente do nível de impacto que suas atividades geram sobre o meio ambiente. 

 

ÁREAS RURAIS

 

Apesar dos avanços tecnológicos dos últimos anos, que permitiram o aumento da produtividade, a atividade rural mantém seu impacto sobre o meio ambiente. Sua nocividade se dá principalmente pelo uso da terra e desmatamento de áreas nativas para a expansão das plantações e da produção de carne bovina.

 

A implantação da ISO 14001 pode diminuir os impactos dessa atividade. Inclusive, vale ressaltar que ela pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, independente do seu tamanho. Por isso, ela abrange desde fazendas a sítios de pequeno e grande porte.

 

Você é nosso convidado a aprender um pouco mais sobre a certificação de sistema de gestão ambiental ISO 14001 e estudar a possibilidade de implantá-la em sua propriedade.

 

Entenda a ISO 14001

 

Em resumo, a ISO 14001 é uma norma com diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. Possuir essa certificação é uma demonstração de comprometimento com práticas sustentáveis.

 

Ela abrange questões estratégicas e também a preocupação com questões como cadeia de valor e ciclo de vida.

 

Sua finalidade é contribuir para o desenvolvimento de um novo padrão de desenvolvimento. Nele, a preservação ambiental coloca-se como uma exigência ou, como veremos, uma aliada dos negócios.

 

Vamos mostrar a você o porquê de ela ser um bom negócio!

 

Conheça as vantagens

 

Obter uma certificação ISO 14001 gera inúmeras vantagens para quem a conquista e também para a sociedade, pois se está contribuindo para a preservação ambiental, que é fundamental para a manutenção da vida no planeta.

 

Vamos enumerar aqui alguns dos principais benefícios gerados a quem a obtém.

 

Fortalecimento do conceito de sustentabilidade

 

Em um mundo em transformação, que tende a cada vez mais valorizar marcas preocupadas com a preservação ambiental, é estratégico investir no fortalecimento do conceito de sustentabilidade do seu negócio.

 

Nesse cenário, inclusive, já não basta adotar um discurso de consciência se ele não for acompanhado de ações práticas.

 

Implantar a ISO 14001 significa dar um passo concreto rumo a esse modelo de desenvolvimento sustentável.

 

Evitar a aplicação de multas

 

Obter uma certificação ISO 14001 também auxilia na prevenção à aplicação de multas. Sabe como?

 

Na verdade, a lógica é simples: na medida em que você investe em um sistema de gestão ambiental, estará agindo de forma preventiva. Isso inclui desde o cumprimento da legislação até a adoção de programas de conscientização junto aos funcionários e à sociedade.

 

Ampliação das possibilidades de negócio

 

Como já citamos, a questão ambiental tem pesado na concretização de diferentes acordos comerciais ao redor do mundo.

 

Isso ocorre porque uma parte considerável dos agentes econômicos já se conscientizou da necessidade de incorporar a questão ambiental em seus negócios. Trata-se de um diferencial competitivo.

 

Os consumidores também estão cada vez mais condicionados a dar preferência a produtos certificados. Mercados considerados mais exigentes, como o europeu, tendem a rejeitar mercadorias que possam ter relação com o desmatamento no Brasil.

 

Um exemplo prático da influência do tema sobre acordos comerciais é a recente negociação entre o Mercosul e a União Européia.

 

Uma das questões que estiveram em discussão foi a necessidade de participação no Acordo de Paris sobre mudança climática para o estabelecimento de acordos comerciais, o que foi considerado um imperativo para países como a França.

 

Obter financiamentos com juros mais baixos

 

Contar com um Sistema de Gestão Ambiental também pode representar a possibilidade de obter financiamentos com juros mais baixos.

 

O histórico ambiental das empresas tem sido observado e valorizado por meio de condições mais atrativas, sobretudo no caso de bancos públicos.

 

Viu só como pode ser vantajoso investir na busca por uma certificação ISO 14001?

 

Nós da Zebu reconhecemos a sua importância. Inclusive, estamos em processo de implementação da nossa certificação.

 

Faça como a gente e contribua para a construção de uma sociedade mais consciente!

 

De |2019-07-19T10:17:37+00:00julho 19th, 2019|Agronegócio|0 Comentários

Deixe um Comentário