Houve um tempo em que para proteger a sua propriedade, era necessário instalar uma cerca física, normalmente feita com estacas e arame farpado.
Você pode utilizar esse recurso até hoje, se quiser. Mas, é preciso saber que a tecnologia avançou e barreiras físicas já são coisa do passado para muitas pessoas.
Estamos falando das cercas elétricas. Ao emitir um choque de pulsos de alta voltagem, baixa amperagem e curta duração, elas funcionam como uma barreira psicológica. Isso porque não machucam o animal.
Esta tecnologia oferece diversos benefícios como o baixo custo de instalação e manutenção, a maior durabilidade e a facilidade para deslocá-la ou guardá-la.
Existem no mercado diferentes opções de cercas elétricas e que atendem demandas específicas, que podem variar de acordo com o animal que deve ser protegido.
Ou seja, as cercas elétricas não são todas iguais. Então, como saber qual a melhor opção?
Neste conteúdo, vamos falar sobre as cercas elétricas para bovinos. Ao finalizar esta leitura, você vai saber escolher qual a melhor opção para você.
O que considerar
Para início de conversa, é importante considerar qual a finalidade da criação de animais, se será para recria ou engorda.
Em ambas opções é importante avaliar a potência do choque e a altura dos fios da cerca elétrica.
Além disso, ao escolher o eletrificador adequado, também é importante avaliar a área a ser encerrada, verificando conforme Raio de Ação, se a potência do choque chega até o fim da cerca.
Lembre-se de considerar pontos como:
- Escolha um bom eletrificador
O eletrificador é uma das peças mais importantes do sistema de cercas elétricas.
Para escolher o eletrificador ideal para a sua propriedade, é importante saber quantos metros lineares ou raio de ação ele precisa eletrificar.
O alcance linear deve ser calculado do local onde o eletrificador será instalado, até o ponto mais distante da cerca em linha reta.
Também é importante que você saiba qual potência em Joules é necessária e desejada, lembrando que sempre será relevante ter uma sobra de energia, caso queira-se ampliar a cerca eletrificada.
- Faça o aterramento correto
Resumidamente, o aterramento consiste em um determinado número de hastes que são enterradas no solo com a finalidade de proporcionar uma conexão elétrica entre o aparelho, o solo e o animal.
Quanto maior for a potência do eletrificador e a distância de cerca a ser eletrificada, maior deverá ser o número de hastes presentes no aterramento.
Uma dica importante é que os condutores que irão interligar o sistema de aterramento devem ser do mesmo material das hastes de aterramento.
O nosso conselho é que o aterramento seja de cobre ou hastes cobreadas. Isso porque ele possui melhor condutividade e uma vida útil maior.
Quais os modelos mais indicados?
Os mais indicados para bovinos são os modelos acima do ZK80, pois além de maior potência, têm a função Seca Capim.
Entre as vantagens, estão:
- Maior número de animais em uma menor área.
- Economia de tempo para realizar o manejo do gado.
- Melhor aproveitamento dos alimentos.
- Economia em material para cercar a área.
- Plantio do pasto facilitado, pois o cercado é móvel
- Evita o desperdício do couro do animal, danificado pelo arame farpado.
Para animais de porte médio e raças europeias, como holandês, Jersey, Ângus, Brangus e Hereford, os mais indicados são modelos de 2TT3 até ZK80.
Já para animais de raça Nelore, Guzerá, Tabapuã e Brahman são indicados os modelos a partir de ZK80. Lembrando sempre de considerar a área a ser cercada.
Escolha os produtos da Zebu
Na Zebu, os produtos possuem alto-padrão de qualidade, desde o recebimento da matéria-prima à produção e envio aos nossos parceiros.
Possuímos certificação do Inmetro, ISO 9001, que garante a qualidade dos produtos. Além disso, somos uma empresa familiar com 36 anos de mercado.
Clique neste link e encontre o revendedor Zebu mais próximo de você.
Também estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter ficado.