Cooperativas rurais: como funcionam e os benefícios de fazer parte

>>Cooperativas rurais: como funcionam e os benefícios de fazer parte

Cooperativas rurais: como funcionam e os benefícios de fazer parte

Cooperar é um dos caminhos para quem busca crescer por meio do trabalho no campo. 

Nas cooperativas rurais, os trabalhadores desse segmento encontram grandes aliados para cumprir com esse objetivo.

Não à toa, o cooperativismo agropecuário é responsável por quase 50% do PIB agrícola e envolve mais de 1 milhão de pessoas

Para você que ainda não conhece essa forma de associação ou gostaria de saber um pouco mais sobre ela, apresentamos uma breve explicação sobre o funcionamento das cooperativas rurais e os benefícios de fazer parte delas.

 

Entendendo as cooperativas rurais

 

Compostas de maneira voluntária por produtores rurais e pequenos agricultores, as cooperativas são associações autônomas, que possuem a finalidade de obtenção de benefícios mútuos para seus membros.  

Trata-se de empresas de propriedade e interesse coletivo, em que a administração ocorre de forma democrática, com responsabilidades e benefícios sendo compartilhados entre todos.

Por essas características, é possível afirmar que as cooperativas rurais enquadram-se no conceito de economia colaborativa, uma tendência na sociedade atual e cuja finalidade é buscar modos alternativos de produzir e atender às necessidades econômicas dos indivíduos.

No próximo tópico, apresentamos alguns dos principais benefícios que essa forma de associação pode gerar aos cooperados.

 

Benefícios de ser cooperado 

Máquina agrícola em lavoura

Assistência técnica

 

Muitas cooperativas organizam-se para contar com profissionais de formação técnica para prestar assistência e orientações aos associados, o que pode ocorrer tanto de modo individual quanto em grupos, com palestras e treinamentos. O objetivo com esse benefício é aumentar a produtividade e os resultados econômicos dos membros da associação.

 

Acesso mais rápido ao crédito

 

Existem diferentes linhas de crédito bancário que são pensadas especificamente para as cooperativas. Geralmente, os recursos são fornecidos para que as cooperativas possam adquirir itens como insumos, sementes e máquinas com preços mais baixos e, assim, possam repassar esse benefício aos cooperados. 

 

Contato com outros produtores

 

As respostas que você procura podem ser ou terem sido as mesmas que outras pessoas têm ou tiveram. Nesse sentido, ter contato com outros produtores é uma forma de trocar experiências e avançar em diferentes frentes, como obtendo soluções já testadas por outros produtores e firmando parcerias para a obtenção de melhores resultados.

 

Apoio para a comercialização e divulgação de produtos

 

As cooperativas também são importantes para os produtores rurais na medida em que prestam apoio para a comercialização e divulgação de produtos. Elas ajudam a disponibilizá-los em mercados, feiras e escolas, ampliando as possibilidades de vendas e, consequentemente, de retorno financeiro. 

 

Pensando em associar-se a uma cooperativa? Como vimos, pode ser muito vantajoso, mas lembre-se de também informar-se sobre o modo de atuação das mesmas; afinal, a vida de cooperado não é feita somente de benefícios, mas também de deveres.

Gostaria de aprender mais sobre como obter crescimento para sua propriedade? Clique AQUI e confira também o blog post Como aperfeiçoar a gestão da sua fazenda com apenas 3 dicas.

Com espírito de cooperação e com uma boa gestão é possível fazer seu negócio avançar.      

 

De |2019-12-16T11:23:58+00:00dezembro 16th, 2019|Agronegócio|0 Comentários

Deixe um Comentário