O uso de adequadas estratégias pode fazer a diferença para que uma loja agropecuária venda mais e aumente os seus lucros.

No entanto, muitas vezes, é normal que os proprietários desse tipo de estabelecimento tenham dúvidas ou desconheçam os caminhos para obter melhores resultados.

Pensando nisso, a Zebu Cercas Elétricas traz 5 dicas que acredita serem capazes de influenciar positivamente nas vendas do seu negócio.

Se você empreende nessa área, fique sabendo que o sucesso da sua loja agropecuária também é de nosso interesse; afinal, esse tipo de estabelecimento é essencial para que nossos produtos cheguem ao consumidor final.

Só para você ter uma ideia dessa importância, possuímos mais de 4 mil pontos de revendas espalhados por diversas cidades e regiões do país.

Se você representa um deles e deseja crescer junto com a gente, não deixe de conferir estas 5 dicas que separamos para a sua loja agropecuária. Confira!

1 – Conheça a persona do seu negócio

Um dos fatores responsáveis pelo insucesso de um negócio é o incorreto direcionamento de público.

Por isso, conhecer a persona do seu negócio (seu cliente ideal) deve ser o primeiro passo a ser dado.

Apesar de haver semelhanças, é importante ressaltar que persona é diferente de público-alvo.

Ambas são formas de conhecer seu público, mas a análise da persona é mais profunda.

Além dos dados demográficos como idade, sexo e local, as informações sobre a persona incluem aspectos do comportamento do consumidor.

Essa análise passa pela definição de um personagem fictício do seu cliente ideal, como forma de compreender melhor quem é esse cliente e do que ele necessita.

Para definir a sua persona, você pode analisar os seguintes aspectos em relação a ela:

– frustrações;
– crenças;
– estilo de vida;
– um breve histórico de vida;
– desafios;
– hobbies;
– quais mídias prefere;
– quem a influencia;
– que tipos de tecnologia usa;
– dores relacionadas ao produto.

A clareza em relação à sua persona é de extrema importância para a criação das estratégias certas para o seu negócio.

2 – Possua diferentes canais de comunicação

A partir da análise da persona, você deve ter mais clareza em relação aos principais canais de comunicação utilizados pelo seu cliente ideal, o que é importante para saber onde focar.

No entanto, é importante diversificar os canais de comunicação, deixando que o cliente escolha qual a melhor forma de contato para cada situação.

Não esqueça que o homem do campo também está nas redes sociais, o que nos faz lembrar a importância de contar com uma estratégia de marketing digital.

Faça uso desses canais de comunicação para entregar conteúdo relevante, e não apenas com o objetivo de vender. As vendas são uma consequência.

3 – Faça parceria com bons fornecedores

As marcas que o consumidor vai encontrar na sua loja influenciam na experiência de compra e podem ser decisivas para ele retornar ou não ao seu estabelecimento.

Por isso, a dica agora é estabelecer parcerias com bons fornecedores, que possuam qualidade e já invistam na sua própria divulgação.

Algumas marcas já são tão conceituadas que acaba sendo normal o cliente pedir exatamente por elas. Não encontrá-las na sua loja pode resultar em um menor número de vendas e mesmo fazer com que o cliente não volte.

Mas não é só isso: bons fornecedores podem ajudar com expositores, palestras, eventos para clientes, produtos para demonstração e muito mais.

São soluções de marketing que acabam sendo positivas tanto para divulgar as marcas dos seus fornecedores quanto para atrair clientes e ampliar as vendas do seu negócio.

4 – Capriche na organização da loja

Qual a imagem que a sua loja passa ao cliente? Você já parou para pensar nisso? Pois deveria!

É muito importante que o espaço interno, a iluminação, a organização dos produtos e as fachadas sejam pensados de modo a atrair clientes e gerar vendas.

Para isso, vale recorrer à estratégia de visual merchandising, que consiste exatamente nisso: pensar o ambiente do ponto de venda de modo a criar uma identidade capaz de impulsionar e influenciar nas decisões de compra dos clientes.

Neste link, você confere algumas dicas do Sebrae para você melhorar o ambiente do seu ponto de venda, com a ajuda dessa estratégia.

5 – Qualifique seus vendedores

A nossa última dica, mas não menos importante, diz respeito à importância de contar com vendedores que prestem um bom atendimento ao público.

Para obter melhores resultados no relacionamento com o cliente, vale investir em treinamentos para que você e seus funcionários estejam preparados para lidar com o perfil de clientes da sua loja e responder corretamente às suas dúvidas.

Lembre-se de que um bom atendimento é parte importante do processo de fidelização de clientes.

Já adiantamos aqui que a lógica é tratar o cliente como você mesmo gostaria de ser tratado, considerando as particularidades de cada indivíduo. Sendo prestativo, mas sem ser invasivo.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas sejam úteis para o seu negócio.

Não deixe de seguir acompanhando o blog para conferir mais e mais conteúdos da área agropecuária.

Ah, e se você ainda não tem, mas gostaria de contar com os produtos da Zebu na sua loja, clique neste link e preencha o formulário. É simples e fácil. Em breve, a nossa equipe fará contato com você!