Buscar


FAQ - Resultado da pesquisa : " categoria: aterramento "

Sempre que possível, deve-se instalar o aterramento em locais úmidos, ou sujeitos a encharcamento. Como a umidade do solo é fator determinante no bom funcionamento dos aterramentos, e isso é o que determina a eficiência do eletrificador. A quantidade de hastes para aterramento é determinada por cada modelo de eletrificador e esta informação encontra-se descrita no manual do produto. Os condutores que irão interligar o sistema de aterramento deve ser do mesmo material das hastes de aterramento, se forem hastes de cobre o condutor deverá ser de cobre com no mínimo 6mm de diâmetro, e se forem de aço galvanizado o condutor deverá ser do mesmo material com no mínimo 2,5mm de diâmetro. Nota: Aconselha-se que o aterramento seja de cobre que possui melhor condutividade e uma vida útil maior.

A distância entre as hastes deve ser igual ao comprimento da haste. Por exemplo: Se a haste é de 2 metros, a distância entre elas deve ser de 2 metros.

Quanto mais perto o aterramento do aparelho, melhor. A distância máxima sugerida é de 10 metros de distância.

A haste de aterramento deve ser praticamente toda enterrada, podendo deixar fora 5 a 10cm para fixar o conector, o qual deve ser instalado do lado de fora da terra. O fio utilizado para ligar uma haste na outra deve ser do mesmo material da haste, sendo que deve ter uma espessura de no mínimo 4mm.

Não é aconselhável. Respeitadas as quantidades por aparelho, o tamanho ideal seria de 1,20 metros ou mais (1,20 m, 1,50m ou 2,0 m).

Não. Para o bom funcionamento do aterramento é necessário usar o mesmo tipo de material. Ou seja, se você optou pelo cobre, use todas as hastes em cobre, se optou por haste galvanizada, use todas as hastes em material galvanizado.

Se o aterramento estiver dando choque é sinal de que há alguma falha no aterramento. Será necessário reforçar o aterramento, verificar se as hastes estão em lugar úmido, se estão enferrujadas ou com conexões oxidadas e se as quantidades de hastes são suficientes para o modelo de eletrificador usado na propriedade.